10 dicas para cuidar de um animal de estimação em quarentena

10 dicas para cuidar de um animal de estimação em quarentena (Foto de Chevanon Photography no Pexels)

Já compartilhamos com vocês algumas dicas para estudar em casa, que esperamos ter sido úteis para quem tem filhos em casa durante a quarentena do COVID-19.

Mas e quanto a cães e gatos? Você provavelmente também está preocupado com o que o isolamento significa para eles e o que devem estar sentindo por ter humanos o dia todo em “sua” casa.

Os donos de animais de estimação devem prestar atenção às suas necessidades e ansiedade no meio da pandemia. Nesse sentido, damos a você estas dicas que vêm diretamente de especialistas da clínica veterinária:

1. Prepare-os para o futuro

Talvez você esteja fazendo de tudo para ajudar seu animal de estimação a se adaptar à quarentena, mas é melhor se preparar para o futuro próximo, já que essa situação vai acabar eventualmente. 

Quando você retornar à sua rotina normal, seu cão ou gato sentirá outra mudança por não ter você em casa. Então, saia o máximo possível e deixe seu animal de estimação sozinho por alguns minutos para que ele não se acostume a ter você ali o dia todo. 

Se você não pode ou não quer sair, fique longe do seu animal de estimação por um tempo todos os dias. Sabemos que vai ser difícil, mas é para o seu próprio bem!

E, por favor, não fique com raiva do seu amiguinho peludo se ele fizer coisas que não fez antes (ou que você não sabia que ele fazia) ou se ele estiver muito ansioso. 

Todos nós (cães, gatos e humanos) estamos nos adaptando a uma nova realidade que exige muita paciência.

1. Estabeleça e cuide dos horários e quantidades de comida e água que você fornece ao seu animal de estimação. Não dê concentrado para cães a um gato (ou vice-versa) e evite misturar o concentrado com outros tipos de alimentos.

2. Alimentações extras, guloseimas ou lanches se tornam uma oportunidade para desenvolver habilidades cognitivas e comportamentais. 

Brinque com o seu concentrado, jogando-o ou escondendo-o em objetos seguros. Isso incentiva o animal a resolver problemas e fazer atividade física.

3. É importante levar os animais de estimação para passear porque eles precisam caminhar, correr, brincar, cheirar, fazer as pazes e assim por diante.

4. As pernas devem ser limpas com sabonete líquido ou sabonete. Não use vinagre, Clorox ou hipoclorito, pois são irritantes para os animais.

5. O uso de luvas ou sapatos impermeáveis ​​para animais de estimação ao levá-los para passear pode ser uma iniciativa útil para evitar que eles se tornem sujos.

6. Evite usar máscaras porque os animais de estimação respiram e transpiram de forma diferente dos humanos e isso pode prejudicar essa função.

7. Estabeleça horários específicos para compartilhar espaços lúdicos e espaços de afeto. Não seja permissivo ao interagir com seu animal de estimação o dia todo. Deve haver momentos de solidão.

8. Para o caso específico dos gatos, atribua um espaço de privacidade e segurança, onde o gato se sinta inacessível.

9. Lembre-se de que os humanos transmitem seus sentimentos aos animais de estimação.

10. Leve-os imediatamente ao veterinário se houver algum sintoma de doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *