Conheça algumas coisas que acabam de vez com a saúde bucal e veja como evitá-las

Quando alguém ouve falar sobre saúde dos dentes e da boca logo vem à mente os doces, pois são conhecidos como os vilões da saúde bucal.

O que poucas pessoas sabem é que existem outros hábitos que geralmente praticamos no nosso dia a dia que podem danificar os nossos dentes, comprometendo a nossa saúde bucal.

Sem percebermos todos os dias fazemos algo que prejudica os dentes e muitos desses hábitos são responsáveis por problemas como gengivite e até mesmo perda óssea. Confira agora algumas coisas que acabam de vez com a saúde bucal.   

Cigarros

O cigarro é prejudicial não apenas para a saúde bucal, mas para a saúde em geral. Por meio desse hábito, a pessoa desenvolve várias doenças.

Para quem deseja um sorriso branquinho, o cigarro é um grande inimigo. Ele contém substâncias que mancham a cor do dente, e elas ficam impregnadas no dente, causando aquela cor amarelada.

Além disso, o cigarro faz muito mal à saúde das gengivas. Além de favorecer o aparecimento de gengivite, ele também contribui para doenças periodontais. E também não podemos esquecer do grande risco que um fumante corre ao desenvolver câncer de boca.    

Escovar com muita força

Escovar os dentes com muita força não é sinal de dente limpo. Muito pelo contrário, você está prejudicando a saúde de sua boca.

Quem tem o hábito de escovar com força pode desenvolver vários problemas bucais, entre eles o aparecimento de abcessos. Essas pequenas bolsas de pus se não forem tratadas com todo o cuidado podem causar um problema mais grave.

Além dos abcessos, a escovação com muita força também causa a retração das gengivas, deixando a parte mais escondida do dente exposta. Por causa dessa situação, a pessoa sente muita sensibilidade ao escovar os dentes ou ao comer algo gelado ou quente. Esse mal hábito também acaba com o esmalte do dente   

Refrigerantes

Os refrigerantes também são grandes vilões da saúde em geral e especialmente para os dentes. Como são produtos enriquecidos com muito açúcar, ele é uma das principais causas de aparecimento de cáries.

As cáries se desenvolvem a partir do consumo de alimentos ricos em açúcar e da má escovação. Se você toma muito refrigerante e não escova os dentes de forma adequada,logo vai ter cáries.

Outro grande dano que o refrigerante pode causar no dente é o desgaste do esmalte. Todos os alimentos e bebidas ácidas fazem muito mal à saúde dos dentes. Eles ficam frágeis devido à desmineralização dos dentes.

Palitar os dentes

Você tem o hábito de palitar os dentes todas as vezes que faz uma refeição? Muitas pessoas fazem isso e acham que estão ajudando a manter a saúde bucal, mas estão enganadas.

Esses palitos são grandes agressores da gengiva, pois muitas vezes é empurrado com força para tirar o alimento que fica entre os dentes. Essa prática pode causar abcessos e em situações mais graves, a necrose.

Em algumas situações esse hábito pode provocar a perda óssea dos dentes e ocasionar problemas como periodontite.

O palito não tem a função do fio dental, por isso, elimine esse hábito e passe a usar somente o fio dental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.