Desativar as notificações do Whatsapp pode melhorar a saúde mental

Desativar as notificações do Whatsapp pode melhorar a saúde mental(Foto de Alok Sharma no Pexels)

Embora o ritmo de nossas vidas tenha diminuído exponencialmente nas últimas 9 semanas enquanto estávamos no bloqueio, nossas vidas sociais virtuais nunca foram tão prósperas. 

Quer se trate de chamadas de zoom diárias ou grupos de Whatsapp muito mais ativos do que o normal, ficamos ainda mais grudados em nossos dispositivos do que antes. Como se isso fosse possível.

Mas no início deste ano, quando uma consultora de mídia social de 24 anos, sentiu que estava começando a se afogar em responsabilidades de mensagens instantâneas.

Ela teve uma epifania que, segundo ela, melhorou infinitamente sua saúde mental: ela deveria desligá-la Notificações do yo whatsapp.

Desativar as notificações

“Eu não conseguia calcular a quantidade de notificações que recebia a cada dia, mas me lembro de estar no trabalho e olhar para meu telefone a cada 45 minutos ou mais. O ícone de notificação vermelho estava olhando para mim com dois dígitos”.

Participando de mais de 15 chats em grupo (de antigos grupos de amigos no local de trabalho aos atuais, chats de família, chats de grupo em feriados e muito mais) 

Ela começou a se sentir sobrecarregada. “Eu não conseguia acompanhar. Quase se tornou uma tarefa diária marcar minha lista de tarefas”, diz ela.

Desliguei minhas notificações do WhatsApp no ​​início de 2020 e não olhei para trás, respondo quando tenho vontade e quando quero. Estar disponível 24 horas nos sete dias da semana não é saudável.

A sensação de ter muitas notificações

Ela achou o ícone de notificação do aplicativo particularmente chocante, com a alarmante cor vermelha criando “um senso de urgência para responder”.

 Por estar profundamente concentrado no trabalho, tentando relaxar no trabalho ou – como um introvertido – simplesmente sem vontade de ter uma conversa completa por texto, a pressão para responder às notificações tornou-se exaustiva.

 “Eu estava acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e isso me fazia sentir como se não tivesse um momento para mim”, ela conta.

O que ela estava experimentando era um sentimento que os psicólogos chamam de “desamparo aprendido”.

 “Mensagens surgem quando os aplicativos recebem alertas de acordo com nossas configurações, e isso pode fazer com que nos sintamos bombardeados, desencadeando sentimentos do que os psicólogos chamam de ‘desamparo aprendido’. 

Chegamos à opressão. Ao longo de um dia, as notificações são uma interrupção que afeta nosso foco, desempenho e até mesmo sono.

Em resposta a isso, ela tomou a decisão de reduzir a quantidade de tempo que passava no meu telefone no início deste ano. 

“Depois de algumas avaliações, percebi que cresci na dependência do meu telefone e era um escravo de suas constantes notificações por push”, disse.

Ela começou a notar que suas notificações do Whatsapp eram uma distração, impedindo-a de se concentrar em si mesma, fazendo-a se sentir fora de controle e permitindo sua necessidade de gratificação instantânea de seu telefone. 

Então, ela optou por desligá-los – e a melhora foi quase imediata.

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