Detalhes que você precisa observar ao realizar uma compra

Para alguns, fazer compras é um hobby. Para outros, é uma tarefa difícil. Ame ou odeie, temos que fazer compras, já que todos nós precisamos de alimentos, roupas e coisas para casa.

Pelo menos nos dias de hoje os métodos para realizar essa atividade estão sempre crescendo.

Você ainda pode desfrutar de um passeio por várias lojas, mas agora também pode literalmente atualizar seu guarda-roupa inteiro ou abastecer totalmente sua cozinha apenas sentado no sofá de casa. Qualquer que seja seu modo de compra, no entanto, há alguns detalhes que você precisa observar antes de desembolsar seu dinheiro.

  • Você pode confortavelmente pagar? Se a resposta for não, a esperança ainda não está perdida, já que você pode economizar para comprar em uma data futura.

 

  • Você vai usar esse item imediatamente? Se não, você pode esperar até que você realmente precise dele e fazer um plano para economizar para isso.

 

  • Você possui algo que serve ao mesmo propósito? Se assim for, por que devo comprar isso?

 

 

  • Você já procurou por vendas, cupons ou descontos? Não há nenhum benefício em pagar mais do que você precisa. Tirar um tempo para pesquisar também pode impedir compras por impulso ou que você possa se arrepender depois.

 

  • Lembre-se que um preço de venda baixo nem sempre é um motivo para comprar agora. O desconto pode não valer a pena se a compra vai atrapalhar seu plano de gastos ou colocá-lo em dívida.

 

  • Seu dinheiro poderia ser melhor gasto em atender uma necessidade imediata? Comprar coisas que você quer não é necessariamente uma coisa ruim, mas não deve vir à custa de algo que você realmente precisa hoje.

 

  • Às vezes você deve comprar o que deseja. Acredite ou não, há ocasiões em que não há problema em gastar dinheiro – mesmo em coisas que você quer, mas não necessariamente precisa. Não é sobre culpa; trata-se de tomar decisões conscientes antes de nos despedirmos do dinheiro que você tanto trabalhou para ganhar.

 

  • Após decidir pela compra, ou não, há ainda alguns detalhes, de ordem mais prática, que você deve levar em consideração, como qual marca irá escolher, qual será o local da compra, a forma de pagamento, etc.

Dinheiro ou cartão de crédito

Escolher entre usar dinheiro ou seu cartão de crédito/débito não é uma decisão sem importância. Um cartão de crédito é uma ferramenta do tipo “compre já, pague depois”, por exemplo, algo que pode ser tentador, por isso é necessário cuidado para não cair nos juros

Taxas e Negociação

Se sua opção de pagamento for o cartão de crédito, converse com o vendedor sobre as taxas que incidirão ou não, na sua compra, e tente negociá-las.

Como há vários tipos de máquinas de cartão no mercado, algumas diferem na cobrança de taxas conforme o tipo de pagamento oferecido (débito ou crédito) e o parcelamento, caso haja, e o custo do produto pode diminuir para o cliente. Vale a pena perguntar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *