Dicas de autocuidado para gerenciar a saúde mental e o bem-estar

Dicas de autocuidado para gerenciar a saúde mental e o bem-estar

Muitos pensavam que com a chegada de 2021 o coronavírus desapareceria, sairia de nossas vidas e voltaríamos à normalidade.

Mas a verdade é que, embora haja cada vez menos medidas restritivas e as primeiras vacinas já estejam sendo aplicadas, o vírus ainda está entre nós.

Eles dizem que a vida nunca mais será a mesma; A Covid-19 permitiu-nos pensar em novas formas de festejar aniversários, de fazer exercício, de trabalhar …

Por isso, e quanto à importância de não baixar a guarda nestes dias e continuar com medidas de biossegurança, partilhamos algumas máximas (fácil e prático) para cuidar da sua saúde mental.

Aproveite esses dias para cuidar de sua saúde mental

Os especialistas recomendam exercícios todos os dias, pois os exercícios naturalmente produzem hormônios que aliviam o estresse e melhoram a saúde física e mental em geral.

Que tipo de exercícios? Agora que as atividades ao ar livre são permitidas, você tem muito mais opções. Você pode caminhar, correr, andar de ‘bicicleta’ ou, se preferir, participar de uma aula virtual.

Durma bem

Você dorme algumas horas à noite? Você sente que não está descansando o suficiente e acorda de mau humor?

Estudos mostram que os adultos precisam de sete a nove horas de sono e que tirar uma soneca curta (até 30 minutos) ajuda a mantê-lo alerta durante o dia.

É importante também ter uma boa higiene do sono, que consiste basicamente em ter bons hábitos na hora de dormir, como programar, evitar computadores ou smartphones, comer um jantar leve, entre outros.

Saúde mental e momentos de ‘relaxamento’

Quando foi a última vez que você aproveitou um espaço sozinho ou relaxando? Encontre pequenos momentos do dia que o relaxem.

A respiração profunda, a meditação e o relaxamento muscular progressivo são maneiras rápidas e fáceis de reduzir o estresse.

Você também pode ler as páginas de um bom livro ou passear!

Ou ainda, aprender a encontrar o melhor psiquiatra no RJ para fazer um acompanhamento adequado e com cuidado.

Construa relacionamentos saudáveis ​​

Embora o distanciamento social continue sendo uma medida importante para o autocuidado, mantenha contato com seus amigos e familiares usando as novas plataformas.

A maneira como os relacionamentos mudaram, nos fizeram pensar em novas formas de se exercitar juntos, comemorar aniversários. Potencialize essas relações!

Verifique o seu interior e cuide da sua saúde mental

Leia, assista a documentários, entregue-se a um novo hobby … Qualquer que seja a atividade, invista tempo no seu desenvolvimento pessoal e mental.

Alimente sua mente com letras, músicas e novos conhecimentos. A chave está na criatividade e imaginação!

Cuidado com os excessos!

Você já ouviu a frase que diz que o tempo é um presente?

Pois bem, segundo informações publicadas no site oficial da Organização Mundial da Saúde, é importante estar atento e controlar o tempo que você passa em frente à tela.

Isso inclui assistir televisão, jogar videogame e, claro, usar as redes sociais.

Ajude os outros

Seja qual for o caminho, procure ajudar os outros. Não tem que ser necessariamente financeiro, mas também emocional: ouvir o outro, dar bons conselhos, ensinar algo em que ele seja bom.

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