Dicas sobre como voltar ao trabalho após a licença-maternidade

Dicas sobre como voltar ao trabalho após a licença-maternidade (Foto de Tatiana Syrikova no Pexels)

Eu gosto de me preparar e isso me ajuda quando me sinto sobrecarregada ou ansiosa por algo que possa pelo menos saber, vagamente, como vou superar isso. Foi exatamente assim que me senti ao voltar ao trabalho depois da minha primeira licença de maternidade. 

Com tanta coisa desconhecida, eu queria montar as etapas que me ajudariam a chegar ao escritório, passar o dia e fazer a transição de volta para casa sem perder ou esquecer nada.

O único problema era que eu não sabia o que não sabia.

Então eu fiz coisas para me preparar como arrumar minha mala de trabalho, colocar todos os meus itens essenciais como mamadeira avent pétala para recém nascido para estar preparada com tudo em mãos.

Embora essas coisas fossem todas importantes, havia algumas outras coisas que aprendi na minha primeira rodada que facilitaram muito meu segundo retorno.

Voltar ao trabalho pode ser estressante, emocional e avassalador, mas ter um plano em andamento durante a contagem regressiva dos últimos dias em casa com o seu filho pode ajudar a lhe dar uma sensação de controle.

1 – Defina as expectativas com seu chefe.

Entre em contato com seu chefe nas semanas que antecedem seu retorno, se puder e se for confortável. Faça check-in para ver como estão as coisas no escritório e converse sobre seu plano de transição de volta ao ritmo normal. 

Seu trabalho e responsabilidades terão a mesma aparência? Você deve antecipar alguma alteração? Existe uma oportunidade de voltar à sua carga de trabalho normal, especialmente nessa primeira semana, à medida que você se ajusta a uma nova programação?

Tomar o café da manhã com meu chefe duas semanas antes de voltar ao trabalho colocou muitos dos meus medos para descansar. 

Elaboramos um plano de transição para facilitar minha volta à minha carga de trabalho normal e compartilhei abertamente com ela a logística por trás da minha nova agenda com cuidados infantis, para que ela tivesse expectativas realistas. 

Isso me fez sentir parte da equipe novamente e ajudou a saber que estávamos na mesma página desde o momento em que voltei – sem explicações necessárias.

2 – Prepare a noite (ou a semana) anterior.

Não faça a primeira manhã de volta ao trabalho frenética, tentando encontrar suas chaves, seu crachá de trabalho ou a manta de viagem favorita do seu bebê. 

Certifique-se de que sua bolsa de trabalho esteja pronta, que inclua tudo o que você precisa para o dia inteiro (incluindo peças de reposição), que o café esteja pronto, que seu almoço / lanches estejam embalados, que as garrafas estejam preparadas e que sua roupa esteja pronta. 

Você vai se distrair o suficiente com tudo o mais que isso implica em deixar seu bebê. Não aumente o estresse por não ter o básico pronto para a noite (ou a semana) anterior.

3 – Confira o funcionamento na creche ou babá

Normalmente, nesse ponto já estamos prontas para uma nova jornada da semana com um lugar certo para o bebê ficar. Por isso, antes de voltar ao trabalho, já confira como a criança vai se adaptar com o novo ambiente sem ficar apreensiva no trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *