Evite que seu lixo vá para o mar, veja essas dicas!

É de partir o coração e nos julgarmos impotentes quando vemos um vídeo ou imagem de um animal marinho morto por sufocamento com plástico ou com quilos de lixo no seu estômago.

Sim, quilos de lixo, parece surpreendente que isso aconteça, mas infelizmente vem se tornando uma trágica rotina com as espécies que dividem este planeta conosco e nunca produziram uma grama de tanto dejeto.

Todos estes crimes ambientais e a baixa qualidade das águas em oceanos, rios e até lagoas estão relacionados com a quantidade cada vez maior de lixo que jogamos em esgotos e diretamente nas águas.

Estamos tornando os mares um local a cada pior para as espécies e para a pesca.

Mas como você pode evitar que seu lixo vá para o mar? Veja essas dicas que separei, simples como tomar um banho ou almoçar, mas que fazem uma grande diferença na qualidade do meio ambiente que queremos para nós e tantas belas espécies.

Assim podemos realmente fazer a diferença para a preservação de nossos mares!

Dica 1: pelo bem dos mares, abandone as garrafas Pet!

Sempre que possível, prefira comprar ou consumir produtos vendidos em garrafas de vidro retornáveis ou reutilizáveis, pois assim você evita o consumo de plástico com as garrafas Pet ou as garrafinhas.

O plástico é, disparado, o maior veneno para os mares. Quando não for possível evitar, se for consumir em casa ou no trabalho, separe para fazer a coleta seletiva. Desta forma, ele não vai parar na natureza e será usado em reciclagem, e ainda gerando empregos!

Dica 2: pelo bem dos mares, carregue seu lixo nas praias!

Nada é mais fashion do que ajudar as praias e não poluir os mares!

Aqui a dica é muito simples: carregue todo o seu lixo. Mas tudo mesmo! Desde a garrafinha de água até a embalagem de sorvete. Você pode usar uma bolsa pequena ou uma sacolinha reciclável e coletar tudo na hora de ir embora.

Depois é só colocar em lixeiras seletivas, na rua ou em casa.

Dica 3: pelo bem dos mares, abandone o que puder de plástico!

Como falamos antes, o plástico é o maior agente de poluição dos mares e de mortes das espécies. E muito deste plástico está no nosso consumo diário.

O maior exemplo são os copos plásticos que usamos para café ou bebidas. Eles não considerados como recicláveis e, portanto, vão direto para aterros, rios, mares. Sem contar os que são usados nas praias e passeios de embarcações.

Os canudinhos de plástico são outro veneno. São fáceis de ser ingeridos por tartarugas, golfinhos e provocar engasgamento ou sufocamento.

O ideal é solicitar copos de vidros em bares e restaurantes e usar copos e canecas de vidro no trabalho. Abandone os canudinhos de plástico, trocando pelos copos ou por canudos de papel – algumas cidades já estão proibindo os plásticos!

Dica 4: pelo bem dos mares, aposente as sacolinhas de plástico!

As sacolinhas de plástico usadas atualmente em lojas e mercados são outro grande foco de poluição ambiental e desastres nos mares.

Você pode usar sacolas de tecido para as suas compras, muitos supermercados vendem algumas estilizadas que são muito bonitas e de boa qualidade. E sempre que possível, recuse a sacolinha em lojas, se puder colocar a sua compra em bolsa ou mochila.

Os mares e suas criaturas maravilhosas agradecem os seus cuidados!

Caso você produza muito lixo, você pode contratar uma empresa para fazer a Destinação Final de Resíduos da sua casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *