Minha saga atrás de um bom endocrinologista

Minha saga atrás de um bom endocrinologista (Foto: internet)

O endocrinologista é aquele médico que vai cuidar das deficiências hormonais, sendo um médico bem importante para quem tem algum problema hormonal. Quando a gente tem alguma glândula que não funciona direito ou para de funcionar, acontecem diversos problemas no organismo.

O profissional vai ser aquele que vai estar essas alterações, procurando ajudar os pacientes a conseguir controlar as deficiências hormonais. Por alguns motivos que vou contar depois, tive que procurar por um endocrinologista e tem vezes, que é bastante complicado encontrar um bom profissional.

Por que eu procurei um endocrinologista?

Bom, o endocrinologista é aquele especialista em estudar as glândulas responsáveis pelos nossos hormônios e que estão diretamente relacionados ao nosso metabolismo. Assim, é um profissional que vai estudar a obesidade, diabetes, crescimento excessivo de pelos, síndrome do ovário policístico, tireoide, colesterol, distúrbios de crescimento, entre outros.

Procurando por um endocrinologista Manaus encontrei algumas boas recomendações pela internet, mas é bem importante também pegar as recomendações com familiares e amigos, com as suas próprias indicações particulares. Eu estava procurando um médico para conseguir trabalhar o meu colesterol.

A recomendação é que o endocrinologista seja procurado quando houver algum tipo de alteração no organismo, como ganhar muito peso ou perder rapidamente. O profissional também trabalha com níveis de colesterol e triglicérides, assim como problemas relacionados a menstruação.

A dica é procurar ter uma consulta com um endocrinologista depois dos 20 anos para realizar algum exame geral. Caso tudo esteja bem, os exames podem ser realizados novamente a cada 3 anos. As pessoas que tem algum histórico familiar relacionados a problemas metabólico ou endócrino tem a recomendação de voltar ao médico a cada ano.

Dicas para encontrar um bom endocrinologista

É importante receber as recomendações de amigos e familiares ou através das buscas pela internet. Mas também é bom procurar saber se aquele médico trabalha com o seu tipo de convênio ou se o valor da consulta está dentro do seu orçamento. O convênio muitas vezes faz a indicação de alguns médicos.

Quando for ser atendida, não minta sobre a sua situação. Se você tem problemas para se controlar para comer, não tem uma alimentação regrada, se engordou rapidamente ou se já está assim há mais tempo, busque falar a verdade para o médico. É isso que ajuda a reverter o seu quadro e também ajuda ao médico a precisar mais rápido o diagnóstico.

O médico precisa fazer alguns exames rotineiros, como medir pressão, respiração, peso, altura, batimentos cardíacos. Alguns acabam nem fazendo esse tipo de exame e só passam algum remédio relacionados ao emagrecimento, onde eu mesma já passei por alguns assim, o que não é o ideal.

Antes de se sentir satisfeita com uma receita de remédios, tenha certeza de que fez todos os exames necessários. Por isso, fazer um hemograma completo é o básico, com outros exames também que podem ser pedidos para saber como estão os hormônios, verificação de outras questões para ter uma visão completa para começar algum tipo de tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *