TAG Beleza & Saúde: Veja agora a importância da realização de exames pré-nupciais!

Muitas pessoas só deixam para fazer algum tipo de exame quando sentem dor ou outro sintoma. No entanto, todo aquele que vai casar precisa realizar alguns exames pré-nupciais. Isso é importante para identificar algum problema de saúde que pode ser potencializado com o ato sexual durante a lua de mel, ou que pode ser infecciosa.

Não é algo comum fazer exames antes do casamento, muitos nem lembram desse detalhe. Alguns acham essa atitude uma falta de confiança em seu cônjuge. Mas, na verdade, esses exames pré-nupciais podem ajudar o casal a ter uma vida mais saudável e duradoura. Veja agora a importância de realizar esses exames!

Qual a importância dos exames pré-nupciais?

Os exames pré-nupciais são importantíssimos e não devem ser subestimados pelos noivos. Eles podem identificar problemas de saúde existentes, que nem mesmo o noivo ou a noiva tem conhecimento. Eles também são importantes para identificar alguma doença sexualmente transmissível (dst), que, na maioria das vezes, não apresenta sintomas na sua fase inicial.

Por meio desses exames é possível identificar doenças crônicas como, por exemplo, diabete e doença de chagas. A consulta com o médico durante a avaliação dos exames também serve para tirar dúvidas sobre problemas que causam infertilidades, métodos contraceptivos e muitos outros.

Quais alguns dos exames que devem ser feitos pelos noivos?

Agora que você já sabe a importância dos exames pré-nupciais, confira alguns deles.

Hemograma

O exame de hemograma é muito importante para saber como está a imunidade, se a pessoa está anêmica, se existe alguma infecção e outras condições.

Sorologia para ISTs

Esse é um dos exames mais importantes e que tanto o noivo quanto a noiva devem fazer. Ele identifica se há alguma infecção sexualmente transmissível. Entre essas infecções estão o HIV, Hepatite B e C, sífilis e outras. Esse exame deve ser feito especialmente para aqueles que já possuem uma vida sexualmente ativa.  

Exame de fezes e urina

O exame de fezes e urina pode identificar vírus, bactérias e outros agentes infecciosos que causam diversas doenças como, por exemplo, infecção urinária. Além disso, também é avaliado a saúde digestiva do paciente.

Exames cardíacos

Os exames cardíacos são importantes para avaliar a condição do coração do noivo e da noiva. Afinal de contas, muitas atividades são feitas durante a lua de mel e, é muito comum ocorrer situações em que um dos cônjuges precisam de emergência médica cardíaca.

Exames de imagem

Os exames de imagem como o ultrassom de abdômen total e pélvico servem para avaliar se não há algum problema nos órgãos e, que podem se manifestar de repente como, por exemplo, uma hérnia.  

Exames específicos para homens

Há exames que são mais específicos para homens, antes de se casarem. Por exemplo, o exame de espermograma avalia se o homem tem uma quantidade de esperma suficiente para gerar filhos.

Exames específicos para mulheres

Também tem exames específicos para as mulheres, que devem ser feitos antes da data do casamento. Por exemplo, o exame preventivo avalia se não há nenhuma alteração no útero, colo do útero e regiões íntimas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.