TAG Beleza & Saúde: Você sabe quais são os tipos de cabelos cacheados? E as melhores maneiras de deixá-los deslumbrantes? Descubra agora!

Diferente do que muitos pensam, os cabelos cacheados não são todos iguais, existem diversos tipos e inúmeras formas de manter os cuidados de rotina. Portanto, conhecer o que diverge um fio do outro é de suma relevância, não só para estabelecer o que deve ser considerado na hora de tratar, mas também para compreender que cada um é único. 

Pensando nisso, o presente artigo tem o objetivo de apresentar tudo sobre cabelos cacheados, evidenciando as afirmações acima mencionadas e demonstrando maneiras de deixar seus fios deslumbrantes. Não deixe de conferir!

Grau de Curvatura

Antes de entrarmos no conhecimento a respeito dos tipos de cabelos cacheados, é necessário compreender qual é o conceito de grau de curvatura. O grau de curvatura, nada mais é do que uma determinação em formato classificatório, capaz de definir as melhores formas de cuidar dos seus fios. A divisão é feita da seguinte maneira:

  • Grau de Curvatura 1 – Lisos;
  • Grau de Curvatura 2  – Ondulados;
  • Grau de Curvatura 3 – Cachos;
  • Grau de Curvatura 4 – Crespos;

Assim que você identifica o seu grau de curvatura, é possível determinar os fatores que influenciam na saúde do seu cabelo, assim como, quais são os produtos mais adequados para as suas características.

Identificando o grau de curvatura

Após conhecer o conceito do grau de curvatura, é comum que uma dúvida surja. Afinal, como definir qual é seu tipo de cabelo? 

Não se preocupe, pois essa não é uma tarefa difícil. Você vai precisar lavar o cabelo e deixá-lo secar de forma natural, assim é possível identificar como são os seus fios, definindo o grau. Lembre-se de que é comum termos mais de um grau de curvatura, mas sempre há um que predomina. 

É importante ressaltar também que, muitas vezes, as meninas pensam que seus cabelos são “lisos armados”, mas eles são ondulados, só é necessário realizar uma boa finalização com os produtos adequados. 

Grau de Curvatura 2 – Tipos 

O grau de curvatura 2 corresponde aos cabelos ondulados, que tem sua raiz lisa e comprimento em formatos de onda. Os tipos principais para esses fios são:

  • Tipo 2A – Maior parte do cabelo é lisa e as ondas aparecem do meio até as pontas;
  • Tipo 2B – Raiz lisa e as ondas aparecem da região superior até as pontas; 
  • Tipo 2C – As ondas são bem definidas desde a raiz e o cabelo apresenta um volume característico; 

Os tipos ondulados podem ter mais problemas com oleosidade, pontas duplas e ressecamento. É importante definir um cronograma de cuidados e finalizar com atenção.

Grau de Curvatura 3 – Tipos 

O grau de curvatura 3 corresponde aos cabelos com cachos e ocorre bastante no Brasil. Os tipos principais para esses fios são:

  • Tipo 3A – Os cachos são soltos e a raiz pode ser lisa ou ondulada;
  • Tipo 3B – Cachos mais definidos, fechados que dão um volume característico;
  • Tipo 3C – Cachos que aparecem na raiz e vão até as pontas;

Alguns dos fatores externos e internos que afetam os cachos desses tipos estão relacionados com ressecamento, frizz e fator encolhimento. Uma finalização adequada e cronogramas bem definidos deixam os fios deslumbrantes. 

Grau de Curvatura 4 – Tipos 

O grau de curvatura 4 corresponde aos cabelos crespos, com cachos mais fechados. Os tipos principais para esses fios são:

  • Tipo 4A – Cachos fechados e bastante definidos;
  • Tipo 4B – Cachos fechados, unidos, que dão um volume característico; 
  • Tipo 4C – Cachos fechados, sem definição em espiral e com fator encolhimento mais evidente; 

Alguns dos fatores externos e internos que afetam os cachos desses tipos estão relacionados com ressecamento, frizz, fragilidade e fator encolhimento. Uma finalização adequada, com muita hidratação, intensa nutrição e cronogramas bem definidos deixam os fios deslumbrantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.