Trabalhar muito tempo sentado: Você sabe quais são as consequências para a saúde?

Todo mundo precisa trabalhar para honrar com seus compromissos. E quando vamos em busca de uma oportunidade de emprego, geralmente não escolhemos como queremos trabalhar, só aceitamos a oportunidade. Afinal de contas são poucas as pessoas que têm o prazer de escolher onde e como querem trabalhar.

Todos gostariam de trabalhar com muito conforto e quando alguns conseguem um emprego que não precise ficar em pé, a felicidade é imensa. Mas assim como trabalhar em pé tem seus desafios, trabalhar sentado também tem.

Você trabalha sentado? Vai trabalhar? Você sabe quais são as consequências para a saúde, de ficar sentado muito tempo? Neste artigo você vai ver alguns problemas de saúde que essa posição pode causar.

Dor na coluna

É muito comum ouvir uma pessoa que trabalha muito tempo sentada, dizer que está com a coluna doendo. Essa, aliás, é uma das principais causas pelas quais o funcionário procura um médico, muitas vezes pelo plano de saúde empresarial.

A dor de coluna acontece por causa da musculatura que fica mais relaxada. É a musculatura que ajuda a estabilizar o corpo e quando isso é prejudicado pela má posição, há um aumento de pressão nos discos que ficam na região da coluna, causando muita dor.     

Ganho de peso

O ganho de peso é outro problema que acomete muitas pessoas que trabalham sentadas. A falta de movimento ajuda a pessoa a entrar em um estado de sedentarismo, que contribui para o ganho de peso.

Além disso, o corpo precisa estar em movimento para perder gordura. Quando isso não acontece, nosso corpo passa a acumular gordura e com isso vem o ganho de peso. Isso é ainda mais real para quem come no decorrer do período de trabalho.

Problemas na circulação

Os problemas nas circulações são outras consequências de trabalhar muito tempo sentado. Os vasos sanguíneos se comprimem quando estamos sentados, dificultando a circulação do sangue e com isso alguns órgãos não recebem corretamente o oxigênio.

Quando há má circulação é natural que a pessoa sinta um cansaço, fadiga atrapalhando o rendimento no trabalho. Além disso, um problema mais sério pode surgir, como o caso de trombose.  

Problemas nas articulações

Os problemas nas articulações também são muito presentes na vida de quem trabalha muito tempo sentado. Geralmente pessoas que trabalham muitas horas digitando no computador sentem mais os efeitos desses problemas.

É comum o aparecimento de artrite e artrose nessas pessoas que passam horas digitando, devido ao desgaste da cartilagem que protege as articulações.

Diabetes

Você imaginaria que trabalhar sentado poderia provocar o surgimento de uma doença como diabetes? Pois isso é a mais pura verdade.  

Quem passa horas trabalhando sentado pode desenvolver a diabetes, uma doença séria e que afeta milhares de pessoas no mundo todo. Mas porque isso acontece?

Já falamos aqui que trabalhar muito tempo sentado pode ocasionar no ganho de peso. Essas gorduras geralmente se acumulam na região da barriga.

Essa gordura uma vez acumulada por muito tempo, pode provocar o surgimento da diabetes, já que gordura é açúcar. Além disso, muitos ainda comem alimentos que são ricos em açúcar e isso só piora as coisas.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.