Você sabe porque branco é a cor favorita de médicos?

É comum vermos os médicos sempre usando branco, principalmente durante um atendimento, que eles estão vestidos com uma roupa toda branca e ainda colocam um jaleco por cima, mas muitas pessoas não sabem por que eles usam essa cor e é sobre isso que eu irei falar nesse artigo.

Se você não sabe porque branco é a cor favorita dos médicos, você está no artigo certo, pois a seguir eu irei falar tudo sobre como essa cor é importante não só para a imagem do médico, mas até mesmo para garantir a saúde dos pacientes.

Por que branco?

É comum sempre encontrarmos os médicos e vários outros profissionais da saúde sempre vestindo roupas brancas, e por isso dá para perceber que essa cor é caracterizada como uniforme dos profissionais.

Além do mais, muitos profissionais, além de usar roupas brancas, também usam os sapatos brancos durante seus atendimentos. Você já parou para pensar por que isso acontece? Porque essa cor é tão importante e se ela é realmente a cor favorita dos médicos?

Se essas também são suas dúvidas, saiba que sim, o branco é a cor favorita dos médicos e ele é muito importante até mesmo para garantir a saúde do paciente. A roupa branca, por ser bem clara, ajuda a deixar qualquer pequeno sujo aparente, e isso faz com que seja possível evitar alguns tipos de infecções no paciente.

Quando o médico está com um jaleco branco, se por algum motivo ele sujar a peça de sangue, por exemplo, ele conseguirá trocá-la imediatamente e poderá evitar qualquer tipo de contaminação a outro paciente.

A cor branca também remete pureza, por isso pode fazer com que o profissional passe mais harmonia para o seu paciente, ajudando a tranquilizá-lo.

Por que a cor muda durante a cirurgia?

Já que usar uma roupa branca é tão importante para os médicos, você já parou para se perguntar porque é comum que essa cor mude durante uma cirurgia?

Durante uma cirurgia é comum que os profissionais que vão realizar o procedimento usem roupas verdes ou azuis e isso acontece por que essas cores são opostas ao vermelho, que é a cor do sangue, assim ajuda a melhorar a visão do médico enquanto ele está realizando a cirurgia.

Ao ficarem muito tempo olhando para o sangue dos pacientes durante uma cirurgia, se os médicos usassem uma roupa branca sua ilusão ótica poderia ficar confusa e fazer com que a cor dos tecidos ficassem neutros, prejudicando o procedimento cirúrgico.

Além do mais, alguns estudos dizem que quando o profissional fica muito tempo olhando para a cor vermelha o sinal dessas cores pode mudar e fazer com que elas desbotem fazendo com que o médico não fique mais sensível a essa cor durante o procedimento. Nesses casos, quando o médico usa roupas com cores frias como o verde e o azul ele irá atualizar seu cérebro e irá voltar a ter mais sensibilidade com a cor vermelha.

Ainda ficou alguma dúvida sobre porque o branco é a cor favorita dos médicos? Deixe um comentário!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *