Nascidos no cristianismo e segundo a doutrina católica, os pecados capitais são os principais erros ou vícios cometidos pelas pessoas.
E mesmo que não falemos sobre eles com tanta frequência, eles estão presentes no nosso dia a dia. Você sabe quais são eles e suas características? Continue lendo a seguir para conhecê-los mais a fundo.
1. Preguiça
O pecado da preguiça está na falta de vontade ou de interesse em atividades que exigem algum esforço, seja ele físico ou intelectual.
A preguiça pode ser definida também como falta de ação, ausência de ânimo para o trabalho e outras tarefas simples do dia a dia.
Para as pessoas que seguem o catolicismo, o pecado da preguiça tem a ver com o descaso ao dever do trabalho, mas também com a falta de ânimo nas práticas de devoção e na busca da virtude.
2. Luxúria
A luxúria é o pecado associado aos desejos sexuais exacerbados.
Para os católicos, esse pecado tem a ver com o abuso do sexo. Praticam a luxúria as pessoas que buscam o prazer sexual de maneira exacerbada, sem limites.
3. Gula
Comer é uma necessidade fisiológica, no entanto, quando há gula, se torna um dos pecados capitais.
A gula é um pecado associado ao desejo e impulso de comer e beber além do necessário, de forma exagerada. Além disso, este pecado também tem a ver com a perda de controle em relação ao próprio corpo.
A maior parte dos pecados estão relacionados à falta de moderação, mas no caso da gula, trata-se do consumo em excesso de alimentos, que podem causar males físicos e espirituais, consequentemente podendo levar a pessoa a cometer outros pecados, bem como a preguiça.
4. Ira
A ira é o pecado capital que pode causar males não apenas para quem o comete, mas também para o próximo. A raiva e a fúria podem fazer com que o indivíduo, em uma manifestação intensa de indignação, comenta agressões verbais ou físicas.
Uma pessoa irritadiça e violenta comete, sem perceber, o pecado da ira.
5. Soberba
O pecado da soberba pode ser definido também como orgulho excessivo. A pessoa que pratica tal ato, tem como característica se considerar melhor do que as outras pessoas.
A pessoa soberba costuma ser super vaidosa, além de agir e pensar como se estivesse acima de tudo e de todos.
Para os católicos, a soberba é o principal pecado ou a raiz de todos os pecados, já que ela faz parte do pecado original cometido por Adão e Eva.
6. Avareza
O pecado da avareza, também conhecido como ganância, é o apego excessivo aos bens materiais e ao dinheiro.
A pessoa avarenta costuma ser mesquinha, não gostar de compartilhar o que tem e fazer o possível para ter cada vez mais.
7. Inveja
Por último, o pecado da inveja está na tristeza que uma pessoa sente pelo bem da outra. Ou seja, o invejoso se sente mal pelas conquistas alheias, é incapaz de ficar feliz pelos outros e encara a vitória da outra pessoa como uma perda pessoal.
Outra grande característica da pessoa invejosa é desejar o mal para o próximo, com o desejo de que o mesmo não alcance objetivos maiores que os dela.