Se você possui uma página no Facebook, provavelmente já ouviu sobre o tão temido bloqueio ou até mesmo já passou por isso. Mas você sabia que existem algumas formas para evitar que isso aconteça?
É possível, sim, evitar esse desconforto e seguir com sua página da forma que deseja, e foi pensando nisso que separamos aqui 7 técnicas para não ser bloqueado no Facebook. Se você deseja saber quais são, continue lendo a seguir.
1. Imagens
Todas as ações realizadas dentro da plataforma do Facebook ficam armazenadas dentro do banco de dados deles.
Isso significa que se um dia você postar uma imagem e voltar a postá-la um tempo depois, o Facebook saberá que você fez isso.
O problema disso é que provavelmente o Facebook identifique isso e te bloqueie.
Portanto, caso você trabalhe postando imagens repetidas, você irá precisar fazer sempre duas coisas para evitar o bloqueio, sendo elas:
- Sempre renomear as imagens que você vai postar caso ela já tenha sido postada anteriormente, pois dessa forma ela irá aparecer como uma imagem nova no banco de dados;
- Quando já tiver postado a mesma imagem muitas vezes, crie outra e não publique a mesma, pois o Facebook também consegue ler os dados que estão escritos na imagem, ou seja, quando você posta a mesma imagem apenas trocando o nome dela.
2. Crie conteúdos originais
De acordo com diferentes community managers que trabalham no Facebook e que contam com uma vasta experiência em matéria de evitar bloqueios, criar conteúdos originais é uma das estratégias mais importantes.
A experiência mostra que muitas pessoas são bloqueadas por utilizar imagens achadas no Google, que já estavam marcadas como SPAM. Ao utilizar essas fotos sugeridas pelo buscador, você corre o risco de que sejam fotos denunciadas como spam previamente ao Facebook e ao compartilhá-las, a sua publicação irá carregar as denúncias que essa imagem pode ter.
3. Se atente aos sabotadores
No Facebook é muito simples marcar alguém como SPAM e, infelizmente, não são poucos os usuários que fazem isso com a sua concorrência a fim de prejudicá-los.
Portanto, se você detectar esse tipo de comportamento por parte de um usuário, a primeira atitude que você deve tomar é bloquear o acesso dele à sua página.
4. Evite que o Facebook te confunda com um SPAM-bot
Quando o Facebook te marca como SPAM, a primeira coisa que acontece é que ele te impede de realizar comentários em outras páginas. Além disso, pode também tirar a possibilidade de curtir qualquer conteúdo da rede social, e penitências similares a partir de condutas excessivas.
Para evitar essas punições, é preciso controlar a velocidade com a qual se dá likes e comentários.
5. Não publique de forma excessiva
Este é um conselho crucial para evitar ser bloqueado pelo Facebook. Profissionais recomendam publicar no máximo 5/6 publicações diariamente no próprio perfil.
É sugerido publicar em sua própria página comercial de duas a três vezes por semana, porém, isso varia de negócio para negócio. O ideal é descobrir a frequência ideal em função das respostas da sua audiência.
6. Ofereça informação acessível e permanente sobre quem você é
Esta dica trata-se basicamente de assegurar que os usuários tenham informações suas somente pela seção de informação da sua página ou biografia.
Por muitas vezes, um parágrafo apropriado em tal seção é o suficiente para alguém dar like em sua página.
7. Use links curtos em sua página e perfil quando linkar o seu site
A técnica de encurtar links é mais apropriada para o Twitter, mas depois de tudo o que foi lido até aqui, é certo que se trata de uma ótima estratégia para se manter fora da mira do Facebook.
Isso porque, a publicação do mesmo link em diversas páginas e em muitos posts pode ser vista como SPAM.
E para evitar que ele marque a sua URL como SPAM, o ideal é encurtar os seus links.