4 Dicas para escolher seu ar-condicionado hoje mesmo!

Quando o verão começa em muitos lugares do Brasil, acaba se tornando insustentável ficar somente à base de ventiladores. Isso acontece em muitos estados brasileiros, principalmente os de clima mais seco. Nesse momento sentimos a importância de se ter um aparelho de ar-condicionado no ambiente, fornecendo aquele ar geladinho e mantendo todos na sala sem sofrer com o calor.

É nessa época de maiores altas de temperatura que as vendas de ar-condicionado sobem, porque a procura aumenta exponencialmente. Quando isso acontece, surgem muitas dúvidas sobre qual modelo escolher, qual a potência ideal para o ambiente e como fazer a instalação da melhor maneira. Veja agora 4 dicas para escolher seu ar-condicionado hoje mesmo!

Fique de olho na potência do ar-condicionado

O ser-humano tem um instinto natural por achar que quanto maior a quantidade, melhor o resultado. E esse raciocínio possui alguma lógica, porém, você precisa entender que nem sempre isso é o ideal. Quando pesquisamos sobre como escolher um ar-condicionado, talvez podemos achar que já sabemos de tudo e acabar errando no básico.

Com o ar-condicionado você precisa ter em mente que a potência do aparelho deve se relacionar com o tamanho do ambiente que ele será instalado. Ou seja, não adianta comprar o aparelho mais potente que você verá na sua frente se você vai instalar ele num ambiente menor ou maior para o qual ele foi preparado.

Preste atenção no modelo

Os modelos de ar-condicionado mais comuns de se encontrar em lojas físicas e on-line são os de potência de 7.500 BTUS, 10.000 BTUS e 12.000 BTUS. A escolha do modelo do seu aparelho vai se dar através de uma avaliação do local de instalação para saber qual o modelo melhor se adequa aquele espaço. Veja alguns modelos abaixo e quais as suas características principais.

Ar-condicionado split

O modelo de ar-condicionado Split possui dois aparelhos separados, sendo a unidade condensadora e a evaporadora. E existem pelo menos umas 5 versões desse modelo, isso porque cada versão se adequa ao espaço em que será instalado.

Por exemplo, o ar-condicionado split tradicional possui a unidade condensadora que será instalada na área externa do ambiente, sendo ideal para quem tem esse espaço em casa ou escritório e a unidade evaporadora ficará dentro do ambiente em que se deve gelar o ar.

Ar-condicionado janela

O ar-condicionado modelo janela tem a unidade condensadora e evaporadora juntas em um só aparelho. É unicamente indicado para ambientes que não possuem espaço para a instalação dos dois módulos convencionais. Não esqueça de que precisa haver um buraco na parede para o aparelho, com um suporte no lado de fora do ambiente. 

Ar-condicionado portátil

O ar-condicionado portátil é o modelo mais prático e inovador dessa lista, pois você não precisa quebrar nada e nem de instalação é preciso. Ainda tem a vantagem de você poder levá-lo para onde quiser, se atentando de que o ambiente precisa ter uma janela ou área de escape para colocar o tubo extensor do aparelho, que possibilitará a troca de ar e o pleno funcionamento como um aparelho comum. Geralmente esses modelos são um pouco mais caros, dependendo de sua potência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.