O colágeno é uma proteína que o corpo produz naturalmente, sendo responsável por estruturar, firmar e ainda dar elasticidade para a pele. Além disso, também dá integridade aos músculos, articulações, tendões e ligamentos.
Ela pode ser encontrada em diversos alimentos como na carne vermelha, gelatina, além de cremes hidratantes e suplementos alimentares em pó ou cápsula. Por ser muito importante, é necessário saber qual é o Melhor Colágeno Hidrolisado a ser consumido.
Depois dos 25 anos, a produção de colágeno começa a diminuir, por isso, repor essa proteína é muito importante e está ligada a idade e ao rejuvenescimento. Porém, a sua importância vai além dessa questão estética, sendo importante também consultar um profissional de saúde para saber qual é a quantidade certa.
Para repor o colágeno através da alimentação, algumas dicas são encontrar em alimentos esse nutriente, como:
– carnes vermelhas;
– carnes brancas;
– gelatina;
– gelatina de mocotó.
Quando usar o colágeno?
O corpo começa a apresentar alguns sintomas de que está com uma concentração menor de colágeno. Por exemplo, os fios de cabelos vão ter uma espessura menor, perdendo também a elasticidade e aumento da flacidez da pele.
Rugas e linhas de expressão também são um dos sinais, com uma pele fina e desidratada. O aparecimento de estrias, enfraquecimento de ligamentos e articulações ou ainda diminuição da densidade dos ossos.
Veja também: Clínica de cirurgia plástica: como escolher uma confiável?
Benefícios do colágeno
O colágeno é muito bom para quem quer prevenir o aparecimento de celulite, além de fortalecer as unhas, cabelo e melhorar o aspecto de ambos. Diminui também o surgimento de estrias, além de aumentar a elasticidade da pele, prevenindo e retardando o surgimento de linhas de expressão e rugas.
Tipos de colágenos
Há 3 tipos de colágenos e que podem ser encontrados em diferentes formas, apresentando resultados diferentes para cada pessoa.
O Tipo I é uma das proteínas que mais pode ser encontrada no corpo, presente na pele, cartilagens, ossos, ligamentos e tendões. Auxiliam na estruturação dos órgãos e a sua reposição pode ser feita através de proteínas.
O tipo II é encontrado apenas nas cartilagens e é como uma esponja absorvendo e eliminando água do corpo. Como é mais específica, vai ser reposta apenas por atletas ou pessoas que se recuperam de lesões.
O hidrolisado vai ser encontrado em pó, cápsula ou ainda em forma líquida. Há uma grande procura por esse tipo, pois consegue melhorar a aparência da pele. Tem um efeito rejuvenescedor, trazendo ótimos benefícios para os ossos e cartilagens.