Como conservar suas coisas contra mofo e manchas

Uma parede com uma mancha de mofo é sinal de que naquele ambiente existe uma grande quantia de fungos. Aquela mancha significa que aqueles micro-organismos estão residindo ali por bastante tempo.

Todos nós sabemos que os fungos não fazem bem para a saúde de ninguém, principalmente para aqueles que já possuem algum tipo de problema respiratório.

Por isso, ao identificar uma manchinha de fungo é necessário eliminar o problema da raiz, ao invés de só fazer uma limpeza superficial.  Na maioria dos casos, esse problema surge por falta de ventilação, e muitas vezes alguns hábitos promovem o aparecimento de fungos.

Para evitar que eles apareçam na sua casa, você pode seguir algumas dicas que daremos agora neste artigo, sobre como conservar suas coisas contra mofo e manchas.

Proporcione luz solar e ventilação

Todo mundo sabe que o melhor modo para evitar que o mofo surja é usar a luz solar em coisas ou em ambientes. Os raios solares precisam entrar no ambiente da residência assim também como a ventilação.

É preciso haver uma circulação de vento no cômodo, assim, sempre que possível procure deixar as janelas e portas abertas pelo menos algumas horas do dia. Se algum cômodo da casa não tiver janela e for muito escuro, instale um ar condicionado com função desumidificador.  

Dê atenção a alguns móveis

Alguns móveis também têm uma facilidade muito grande de acumular fungos, mas alguns hábitos podem evitar isso, como por exemplo, deixá-los com dez centímetros de distância da parede.  

Além disso, você pode usar espuma acústica anti chamas em móveis como sofá, colchões e outros. Essa espuma é produzida com poliuretano poliéster flexível que apesar de sua textura, possui agentes contra bactérias, fungos e ácaros e micróbios.

Você também pode deixar as portas do guarda roupa abertas por alguns minutos durante o dia. Dessa forma, vai haver a circulação de vento dentro desse móvel evitando o aparecimento de fungos.

Roupas e sapatos limpos e secos

é muito comum o aparecimento de mofo em roupas e calçados, isso porque muitos são guardados ainda molhados ou com algum tipo de umidade, feito o suor.

Assim, tenha o cuidado de guarda apenas aquela peça que realmente estar seca. E caso você utilize uma roupa, coloque-a para secar antes de guardá-la.

Sabe aquela roupa que você não usa tanto? Nunca guarde em saco plástico, esses sacos ajudam na proliferação de fungos. O correto é armazenar roupas que são menos utilizadas em sacos de tecido.

Você também pode usar aquelas bolsas a vácuo, onde todo o ar é eliminado com um auxílio de um aspirador, reduzindo o volume da peça.

Peças mais pesadas como edredom devem passar de três a quatro dias para secar depois da lavagem. Os sapatos também precisam de atenção quanto a isso, por isso, quando molhados, procure deixá-los secar ao ar livre e de preferência no sol.   

Utilize produtos contra mofos e manchas

Existem hoje no mercado diversos produtos de limpezas que são eficazes contra mofos e manchas.

Sempre que possível utilize esses produtos para não apenas acabar com o mofo, mas para evitar que eles apareçam. Você também pode usar algumas soluções caseiras como, por exemplo, o vinagre na limpeza de móveis  ou colocar giz dentro de móveis como guarda roupas e armários.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *