Descubra por que rir é o melhor remédio!

Sim, rir é o melhor remédio.

Aquele velha frase, um dos clichês mais conhecidos, sempre foi verdadeira – já pode colocar na conta da sabedoria dos pais ou avôs!

Um riso ou sorriso tem efeitos benéficos incríveis para a nossa saúde e também para as qualidades das nossas relações familiares e sociais. Você demonstra seus melhores sentimentos, contagia a todos com a sua felicidade e recebe boas vibrações de volta.

Selecionei alguns motivos muito nobres para você investir mais no riso como forma de melhorar a sua qualidade de vida. Descubra por que rir é o melhor remédio!

01 – Rir melhora as relações sociais

Parece óbvio, mas os efeitos do riso nas relações sociais é maior do que podemos imaginar apenas pelos momentos engraçados ou de piadas no café.

Os risos de alegria ajudam a nos conectar melhor com as pessoas, derrubam resistências e criam uma reciprocidade de emoções entre você e elas.

02 – Rir contribui para a felicidade

Estudos afirmam que o riso reduz os níveis de cortisol no organismo, o hormônio responsável pelo estresse, reduzindo as chances dele de levar a um quadro de ansiedade ou depressão.

E o risco estimula a produção de endorfina, serotonina e dopamina, que são hormônios que ajudam na geração de satisfação pessoal e o bem estar emocional. Todos esses benefícios juntos são fundamentais para construir a felicidade.

03 – Rir é um forte aliado em tratamentos

Já foi bastante comprovado que ambientes médicos onde a alegria seja presente, o bem estar dos pacientes melhora bastante.

As pessoas se sentem menos tensas e angustiadas quando conseguem se divertir mesmo em um leito de hospital. Isto se demonstra nos efeitos psicológicos que grupos como os Doutores da Alegria conseguem produzir em crianças e adolescentes.

Por outro lado, o riso como terapia quando associado a exercícios de alongamento, de respiração e de meditação, é eficaz para o tratamento de pessoas em hemodiálise.

04 – Rir produz muito benefícios para a sua saúde

Além do bem que pode provocar em tratamentos, o riso pode criar uma série de benefícios importantes para a saúde física e mental.

Rir pode reduzir o estresse, e com isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico, estabilizar a pressão sanguínea, relaxar a musculatura e aumentar a resistência do corpo contra o AVC e as doenças cardiovasculares.

05 – Rir ajuda na criatividade

Quantas vezes assistimos vídeos engraçados na internet e temos ótimas ideias ou simplesmente criamos uma história em cima deles. Quantas boas ideias podemos ter ao ver um show de humor e rirmos muito?

Rir ajuda a oxigenar as células cerebrais, com a ajuda na produção dos hormônios do bem estar, favorecendo as conexões neuronais para aprimorar os pensamentos. É o riso favorecendo nossas melhores ideias.

06 – Rir ajuda o outro a viver melhor

O riso não atua de forma tão positiva não só na sua vida, mas também na vida das pessoas à sua volta.

Dá pra imaginar a alegria e a satisfação que seu riso ou sorriso podem provocar em que convive com você diariamente ou apenas vive algum momento no trabalho. Afinal, nós nunca esquecemos daqueles momentos em que o riso dominou o rosto das pessoas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *