A endometriose é uma doença mais comum do que parece e por muitas vezes passa despercebida por mulheres que não têm conhecimento sobre a mesma.
É muito importante estar atento aos sintomas e ter conhecimento sobre quais são seus tratamentos caso receba o diagnóstico. Então, se você deseja saber mais sobre a endometriose, continue lendo a seguir.
Entendendo o que é endometriose
O endométrio é a mucosa que reveste internamente o útero. E é a camada que descama durante a menstruação e é reconstruída no próximo ciclo para receber uma possível gestação.
A endometriose é o aparecimento e crescimento do endométrio do lado de fora do útero.
Tratamentos para endometriose
Existem alguns tratamentos disponíveis para auxiliar na melhora da endometriose, dentre eles:
Tratamento cirúrgico
A cirurgia por vídeolaparoscopia permite a biópsia para confirmar o diagnóstico e fazer a remoção de implantes, o que pode auxiliar na melhora no quadro de dor e facilitar que a mulher engravide espontaneamente ou através de tratamento.
Medicamentos usados para tratar a endometriose
Dependendo do número e distribuição dos focos de endometriose, o médico pode indicar o tratamento hormonal, que interrompe os ciclos menstruais causando, assim, a inativação funcional dos focos de endometriose.
Tipos de endometriose
O tipo de endometriose ocorre dependendo do órgão afetado e do quanto as células do endométrio penetraram na parede do órgão.
Endometriose profunda
A endometriose profunda ocorre quando as células endometriais penetram mais de 5 mm da espessura da parede do órgão ou do tecido.
É o tipo mais severo de endometriose, com maior número de sintomas e maior dificuldade terapêutica.
Endometriose superficial
Endometriose superficial ocorre quando os implantes endometriais se desenvolvem no peritônio (camada que recobre os intestinos).
Ela pode ser bem dolorosa e apresentar lesões ativas, que causam sangramento durante o período menstrual ou lesões cicatriciais.
Endometriose intestinal
A endometriose intestinal ocorre quando os implantes se infiltram na parede dos intestinos.
Essa infiltração geralmente não ultrapassa 3 mm de parede intestinal e pode interferir no hábito intestinal e causar dores moderadas ou fortes.
Endometriose no ovário
A endometriose pode acometer os ovários de forma superficial ou ocasionar os cistos de endometriose ovariana, que são conhecidos como endometriomas ou cistos de chocolate.
É a forma menos dolorosa da endometriose.
Endometriose de parede
A endometriose de parede é rara. Ela consiste na presença de endométrio infiltrado na parede abdominal.
É doloroso e pode ser sentido ao palpar o abdome. Muitas vezes apresenta mudança de coloração na pele, causando escurecimento.
Endometriose pulmonar
A apresentação da endometriose fora da pelve feminina é bem rara, mas pode acontecer.
Como as células endometriais sofrem a influência direta dos hormônios do ciclo menstrual, podem acabar ocasionando sangramento de vias aéreas durante a menstruação, que pode ser perceptível através de tosse com secreção serosanguinolenta.
Sintomas de endometriose
Os principais sintomas dessa doença, são:
- Dor abdominal;
- Cólicas menstruais;
- Sangramento nas fezes;
- Massa abdominal palpável;
- Distensão abdominal;
- Dor para evacuar ou urinar;
- Alterações do hábito intestinal: diarreia ou prisão de ventre;
- Infertilidade;
- Dor na relação sexual;
- Síndrome disfórica (sinais e sintomas mais intensos na TPM).