Faculdade de Turismo: Veja como e onde trabalhar

Fazer faculdade de turismo é uma ótima oportunidade para se colocar no mercado de trabalho de forma mais rápida, uma vez que existem diversas áreas de atuação nesse setor. Quando o mercado de trabalho é extenso, isso quer dizer que as chances de conseguir um emprego é bem maior.

Além disso, nosso Brasil vem melhorando nesse caminho a cada ano que passa, ultrapassando as metas estabelecidas pelo Governo e se tornando um setor significativo no PIB (Produto Interno Bruto) do país.

Algumas pessoas acham que cursar faculdade de turismo é escolher por um emprego para viver viajando. Mas a verdade é que uma pessoa formada em turismo pode trabalhar em diversos setores. Vamos conhecer um pouco mais dessa carreira.

Carreira de turismo

Trabalhar com turismo nem sempre quer dizer que você vai viver viajando, conhecendo o mundo e frequentando os melhores hotéis.

Essa carreira requer muito comando, atenção, programação e pesquisas. Para conseguir ser bem-sucedido nesse mercado de trabalho é necessário investir muitos em aprendizagem e análise.

Uma pessoa formada em turismo pode trabalhar em diversos setores incluindo ir ver e negociar os lugares onde serão feitos determinados eventos, visitar os hotéis que a instituição vai indicar aos participantes, negociar com a corporação que vai fazer o traslado do aeroporto ao hotel e determinar a companhia aérea.

Além disso, o profissional também precisa providenciar a alimentação, os passeios e o convívio no decorrer da programação, programar o roteiro, determinar o número de pessoas, os horários, explicar sobre os lugares, entre outros.

É uma função que requer do profissional um espírito logístico e de coordenação. Além de tudo isso, é essencial que o profissional fale mais que uma língua, como o inglês e espanhol. O espanhol tem se tornado cada vez mais necessário, por causa da grande quantidade de visitantes da América Latina que vem para o Brasil todos os anos.

Curso de turismo

O curso de turismo pode ser realizado em qualquer faculdade do país e pode ser realizado nas formas presenciais ou a distâncias.

Tem o curso de bacharelado em turismo que dura 4 anos e deixa o profissional apto para qualquer situação. Já o curso de tecnologia em turismo, dura 2 anos direcionando o profissional para áreas mais práticas da carreira.

Mas também tem aqueles cursos que são oferecidos por instituições de ensino que não seja faculdade, mas que são reconhecidas pelo MEC. Muitas pessoas inclusive, começam fazendo esses cursos primeiro para só depois investirem na especialização por meio de uma faculdade.

Além destes, também tem instituições que ensinam sobre turismo para concursos públicos. O Gran curso online é bom exemplo disso, preparando pessoas que desejam seguir carreira pública nessa área.

Mercado de trabalho

Esse mercado aqui no Brasil não é completamente explorado, se comparado com outros países como a França, por exemplo, que recebe mais que oitenta milhões de turistas todos os anos, enquanto que no Brasil esse número não passa dos sete milhões.

Mas uma pesquisa comprovou que a cada ano que passa, mais estrangeiros escolhem o Brasil como rota turística. Assim, para quem deseja fazer faculdade nessa área, pode trabalhar em agências de turismo, restaurantes, hotéis, nas companhias de transportes como avião e navio, em organizações que produzem e executam rotas turísticas, organização de eventos e muitas outras áreas.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *