Veja algumas ideias para deixar a sua escada mais segura

As escadas são encontradas em muitos projetos de arquitetura, afinal exercem a importante funcionalidade de ligar um ambiente ao outro. Estão disponíveis no mercado em diversos formatos e versões, e sem dúvida precisam de uma construção e instalação correta.

Além de decorativas e funcionais é de extrema importância que sejam seguras, principalmente se houver crianças e animais de estimação em sua casa ou apartamento.

Uma queda da altura de alguns degraus já pode causar danos nos pequenos, ou nos pets, além de um grande susto ou transtorno para os adultos responsáveis.

Reunimos aqui algumas ideias para deixar a sua escada mais segura.

Corrimão e guarda-corpo

É essencial que haja guarda-corpo e corrimão em todo e qualquer projeto de escada. Ambos são itens básicos de segurança, e é necessário que alguns critérios e normas da legislação da construção civil sejam seguidos. Para isso o acompanhamento de um arquiteto capacitado pode e deve ser um grande aliado.

Medidas regidas pela NBR (norma Brasileira) 950 como, o corrimão a uma altura de 92 centímetros do degrau e 30 centímetros além do final da escada para que seja permitido que uma pessoa tenha onde se segurar ao subir ou descer os degraus; no guarda-corpo vãos de no máximo 11 centímetros para evitar que crianças prendam partes do corpo nos vãos livres e um corrimão sem interrupções e preferencialmente cilíndrico para que seja mais fácil de segurar, são indispensáveis e devem ser seguidas para que tenha uma escada segura em seu projeto.

Itens que podem favorecer a segurança em escadas

Como item importante e de grande destaque na arquitetura, vários itens foram criados ao longo do tempo passado para que as escadas se tornassem mais seguras e resistentes. Confira alguns deles.

Colunas e balaústres

As colunas e balaústres são responsáveis pela sustentação da escada, principalmente as de madeira. Além de ferramentas de segurança, ambos podem ser utilizados e explorados na decoração da sua escada.

Acabamentos e acessórios

São necessários para a correta instalação de corrimões e interligação com degraus. É importante escolher os acabamentos que deixem a escada mais firme e segura.

Rede de proteção

Uma forma eficiente e muitas vezes moderna de agregar segurança a sua escada é a instalação de rede de proteção. As redes podem ser utilizadas em material de poliamida ou polietileno. O polietileno é um material mais resistente e, portanto, suporta pesos maiores, além da ação do tempo, caso sua escada seja em área externa, é o mais indicado.

Degraus

Muito importante é verificar a altura correta e material utilizado na instalação dos degraus. A escolha dos espelhos, que é o espaçamento entre um degrau e outro, é uma importante fase. Com a escolha correta e cuidadosa haverá garantia de segurança do seu equipamento, conferindo proteção a todos que o utilizarem, principalmente às crianças e animais de pequeno porte.

 A ajuda de um profissional capacitado é sempre o mais indicado para um melhor planejamento e execução de todo e qualquer projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.