Veja como implantar lazer no seu condomínio!

A vida está ótima no condomínio onde você adquiriu o seu imóvel e mora. Convívio social tranquilo, muita segurança e vagas de estacionamento para todos os moradores.

Tudo parece perfeito, não é mesmo? Mas as famílias crescem, e com elas temos as crianças e os animais domésticos. Ou os moradores começam a olhar para alguns espaços e começam a ser perguntar: por que estamos restritos apenas aos salões de festas?

Criar uma área de lazer em um condomínio não é uma tarefa fácil. Normalmente todos os moradores concordam com a necessidade de dar mais conforto, mas na hora da conta dificilmente os projetos saem do papel, e muitas vezes por desconhecimento do relevante papel social e também das vantagens de ter uma área de lazer no condomínio.

Veja como implantar lazer no seu condomínio.

Boa sorte!

O que compõe uma área de lazer de um condomínio?

Basicamente, uma área de lazer básica, que exigirá um investimento só – sem a rediscussão posterior de ampliações – e dependendo, claro, dos espaços disponíveis, deve ser constituída de:

  • Salão de festas
  • Piscina: uma infantil e uma adulta
  • Quiosque: para atender os moradores com serviço de lanchonete.
  • Sauna
  • Academia de ginástica
  • Playground
  • Espaço de exercícios para terceira idade
  • Pista de caminhada

Os moradores do seu condomínio conhecem os benefícios de uma área de lazer?

Antes e durante o processo de discussão da criação de uma área de lazer no seu condomínio, é importante mostrar os benefícios que esta mudança traz, e não são pequenos.

Promove a saúde e a socialização dos moradores

Muitas pessoas têm dificuldade de frequentar academias ou fazer atividades em lugares públicos, então a área de lazer pode motiva-las para praticar exercícios, melhorar a saúde e também para socializar com outros moradores.

Segurança usando áreas destinadas ao lazer

Crianças precisam de espaço, e sabemos como pode ser estressante que eles usem áreas de estacionamento, circulação de veículos ou áreas comuns dos prédios para se divertir.

Com a área de lazer, elas podem se divertir em locais apropriados, sem incomodar os outros moradores, e ter mais qualidade de vida.

Valorização dos imóveis

A área de lazer é um dos itens mais procurados por compradores de imóveis em condomínios – e a falta dela é motivo para reduzir os preços dos imóveis em relação aos condomínios que possuem.

Então investir em uma área de lazer melhora o preço de venda do seu imóvel.

Quais os passos para implantar a área de lazer no seu condomínio?

01 – Discussão em assembleia

Toda intenção de investimento em um condomínio deve passar, obrigatoriamente, por uma assembleia com um quórum que é definido no Regulamento Geral para ser votada e aprovada ou rejeitada. Somente após a assembleia, é possível planejar, caso seja aprovada a criação.

02 – Planejamento

  • É importante criar uma comissão de moradores que vai representar o projeto perante os demais durante todas as fases.
  • Contratar uma empresa de arquitetura para projetar a área nos espaços disponíveis e respeitando as normas de uso deles e dos espaços próximos e que já tenham uso.
  • Levantamento de todos os custos para o projeto – equipamentos, materiais, empresa de construção e atender exigências públicas que existirem.
  • Orçar pelo menos 3 empresas de construção e contratar.
  • Orçar pelo menos 3 empresas de vendas de cada tipo de item a ser comprado – material para construção, equipamentos de uso.
  • Contratação das empresas e gestão do projeto, através da comissão.

Como você pode ver, instalar uma área de lazer no seu condomínio não vai ser fácil, pois você precisará da aceitação de todos os moradores proprietários e de um longo caminho de projeto. Mas se você não quer ter dor de cabeça, você pode se mudar para os apartamentos Barra da Tijuca que já vem com muito lazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *