Verdades e mitos sobre a sinusite

Verdades e mitos sobre a sinusite (Foto: internet)

A sinusite é um problema que atinge muitas pessoas, sendo um grande incômodo que pode deixar a rotina ainda mais pesada. Basicamente, a sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, atingindo 1 em cada 7 pessoas no mundo, ou seja, é algo bastante comum e que merece mais informações.

Alguns locais favorecem o aparecimento dos principais sintomas por conta do clima, com mudanças de temperatura constante, seja natural ou por conta da necessidade de ligar o ar-condicionamento. Um exemplo é o número de Sinusite Manaus em que há um clima tropical que estimula o uso de ar-condicionado, favorecendo o acumulo de secreção no nariz.

Quando o assunto é saúde, ainda existem muitos mitos e verdades que podem atrapalhar a hora de conseguir um diagnóstico mais preciso. Buscar informações sobre os sintomas e procurar um especialista é muito importante para conseguir um tratamento, conquistando o alivio dos sintomas. Confira os principais mitos e verdades sobre a sinusite:

Sinusite não tem cura – MITO

Hoje em dia, já se encontram diferente exames com bastante detalhes que conseguem ter maior precisão sobre os causadores da doença. Isso faz com que o tratamento seja ainda mais específico, conseguindo a cura total.

Gripe complica a sinusite – VERDADE

A gripe consegue fazer com que haja um acúmulo de secreções que quando não é curada pode evoluir para uma sinusite aguda. A sinusite aguda pode durar muito tempo, chegando a durar meses.

Dor de cabeça é sinusite – MITO

A dor de cabeça é um dos sintomas que ajuda a diagnosticar a sinusite, por isso, não é o seu sintoma principal. Muitas pessoas acabam sentindo dor de cabeça e acham que é a sinusite que está atacando, mas na verdade, na maioria dos casos, a dor é causada por outros problemas.

Sinusite pode ser crônica – VERDADE

Quando a pessoa tem sinusite aguda e não trata ela direito, a situação pode evoluir para se tornar crônica. Assim, o quadro de duração da sinusite acaba sendo de maior duração, como de 3 meses.

Sinusite se trata com antibióticos – MITO

Boa parte dos casos de sinusite são resultados da rinite alérgica ou estão relacionados com um problema viral. Por isso, o tratamento vai ser variável conforme o diagnóstico, sendo algo individual para cada caso.

Crianças podem ter sinusite – VERDADE

Muitas pessoas pensam o contrário, mas as crianças, até mesmo as mais pequenas podem ter sinusite.

Sinusite se cura sozinha – MITO

A sinusite pode causar complicações bem graves, como o abcesso, onde o pus do nariz entrar nas cavidades dos olhos, assim como o abcesso cerebral ou meningite. Essas complicações são raras, mas são graves o bastante para ter cuidados e não esperar que se cure sozinha.

Muitas pessoas sofrem com a sinusite e não procuram tratamentos, o que torna a doença crônica. Com o aumento das complicações, procurar desde cedo se informar sobre prevenção e fatores de risco, buscando evitar certos comportamentos para conseguir se livrar da sinusite e evitar que outras doenças surjam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.