Você é pediatra ou dentista? Veja essas dicas para distrair as crianças na hora da consulta!

Todos nós sabemos como é difícil manter a disposição das crianças para uma série de atividades importantes, mas que estão do interesse real deles.

Ir ao médico ou dentista é uma delas, e normalmente um grande motivo de estresse – nada é convidativo para eles, tudo vira obrigação, coisa que os pequenos não aceitam bem.

Então, como transformar um momento delicado em uma visita mais leve para seus clientes-mirins? Se você é dentista ou pediatra, veja essas dicas para distrair as crianças na hora da consulta.

Seja lúdico sobre os motivos da consulta

Falar que você vai fazer uma obturação é falar árabe para a criança, certo? E nem adianta listar as muitas vantagens, ela simplesmente não vai entender.

O ideal é usar a linguagem do dia a dia e de forma muito lúdica, usando termos adequados à idade para que a criança entenda – por exemplo, matar os bichinhos que comem o dente (para falar das cáries).

Deixe a criança ser uma ajudante no tratamento

Crianças são muito curiosas a respeito de tudo, e um consultório de dentista é um ótimo lugar para explorar. Na medida do possível, permita à criança manusear algum aparelho, como a canaleta de sucção.

Sentir-se útil e ser motivada a isso pode ajudar a criança a relaxar.

Crie uma área de espera que distraia a criança

Tão tenso quanto o tratamento é a espera pela consulta para uma criança. Ela sabe onde está e os motivos, esperar e ficar imaginando pode ser angustiante.

O ideal nesse caso é criar, na recepção, uma área onde a criança possa se distrair, brincando, lendo ou vendo TV (na altura dos olhos das crianças). Outro aspecto importante são as paredes: invista em cores claras, pinturas, fotos e quadros com motivos infantis.

Não deixe para a criança conhecer o consultório quando houver um problema

A melhor forma de uma criança acostumar ao consultório é transformar a ida em uma rotina. Não se trata de ir mensalmente ou a cada dois meses, mas respeitar um calendário ideal que você pode montar para os pais e orienta-los sobre as vantagens das visitas mais frequentes.

Assim, a criança conhece os cuidados sem sofrer logo no começo – e aprende que cuidar-se preventivamente evita as consultas para resolver problemas.

Com um jaleco estampado toda a atenção delas será sua!

Um jaleco estampado pode ser uma ótima forma de distrair os pequenos e também criar um canal de comunicação com eles através de um assunto em comum.

Existem muitos modelos com desenhos diversos e figuras de personagens de desenhos e outros que estão na moda, como os super-heróis. Desta forma, as crianças desviam a atenção para eles, o que pode reduzir a tensão de estarem em tratamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *